SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O trauma sexual e a angústia de castração: percurso freudiano à luz das contribuições de LacanA dimensão ética da psicologia analítica: individuação como "realização moral" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

GARCIA, Claudia Amorim. Continuidade e ruptura no processo de constituição psíquica. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp. 73-89. ISSN 0103-5665.

O trabalho se constitui numa discussão sobre o processo de constituição dos limites psíquicos em duas leituras contrastantes representadas por Andre Green e Donald Winnicott. Inicialmente apresentamos duas hipóteses sobre esta questão encontradas no texto freudiano, especificamente em 1930, que a nosso ver fundamentam os desenvolvimentos teóricos posteriores em Winnicott e Green. Então, a possibilidade de pensar a constituição psíquica a partir do postulado de uma indiferenciação primária, em Freud, se apresenta, em Winnicott, através do recurso ao paradoxo enquanto figura emblemática do processo de constituição psíquica. Por outro lado, a postulação freudiana sobre a ausência enquanto requisito fundamental da constituição da psique ressurge em Green sob a forma da exigência do trabalho do negativo, evento central na construção dos limites psíquicos.

Palavras-chave : limites psíquicos; paradoxo; trabalho do negativo; Green; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License