SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A dimensão ética da psicologia analítica: individuação como "realização moral"O conto policial e as origens da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

TASSEL, Anne. O corpo e a máquina: um terreno de experiência, a clínica do adolescente1. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp. 107-116. ISSN 0103-5665.

A partir de estudo de casos em clínica com adolescentes, procuramos identificar os aparatos simbólicos da linguagem contemporânea, no que concerne à construção da identidade. As tecnologias disponíveis são utilizadas pelos adolescentes como elementos de alteridade em que a afirmação da sexualidade desvanece sob o emaranhado de "próteses da linguagem". A constatação de que esses valores, uma vez incorporados, não inibem o aparecimento dos temores do homem primitivo revela paradigmas e paradoxos singulares. Na montagem que o adolescente produz de sua imagem, as próteses não só comparecem como proteção da pulsão, mas, além e concomitantemente, como autorização erótica da angústia identitária.

Palavras-chave : imagem do corpo; adolescência; identidade; tecnologia; narcisismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License