SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O conto policial e as origens da psicanálise(In)fidelidade feminina: entre a fantasia e a realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

FALCAO, Deusivania Vieira da Silva  e  BUCHER-MALUSCHKE, Júlia Sursis Nobre Ferro. O impacto da doença de Alzheimer nas relações intergeracionais. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp. 137-152. ISSN 0103-5665.

Este estudo investigou, na perspectiva de 24 filhas cuidadoras de seus pais/mães com provável/possível diagnóstico da doença de Alzheimer (DA), o relacionamento entre eles e seus filhos (netos dos portadores). Foram utilizadas uma entrevista com roteiro semiestruturado e o FAST (Family System Test), que analisou a coesão e a hierarquia nas relações. Verificou-se que nas representações atuais das relações intergeracionais a coesão das filhas cuidadoras com seus filhos foi significativamente maior do que a coesão destes com as avós portadoras da DA. Também os netos apresentavam uma maior hierarquia em relação às portadoras da doença nas situações atual e ideal. Concluiu-se que, com a DA, os papéis de avós, de mães e de netos sofreram mudanças que precisaram ser reavaliadas.

Palavras-chave : Alzheimer; cuidadores; avós; relações intergeracionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License