SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O impacto da doença de Alzheimer nas relações intergeracionaisProblemas de comportamento de crianças/adolescentes e dificuldades de pais/cuidadores: um estudo de caracterização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ARENT, Marion. (In)fidelidade feminina: entre a fantasia e a realidade. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp. 153-167. ISSN 0103-5665.

Este artigo investiga a (in)fidelidade conjugal feminina em um "Clube de Mulheres" na cidade do Rio de Janeiro. Dados revelam desigualdades de gênero em relação à infidelidade conjugal. Alguns alicerces da dominação masculina, como a heteronomia e a vitimização, persistem entre as informantes. Para a maioria delas, querer não equivale a poder trair, como atestam as diversas estratégias de ocultação e as "justificativas" que apresentam à traição como reação à rotina do casamento e/ou à suposta infidelidade do parceiro. Traidores e/ou traídos, os homens, enquanto categoria sociossexuada, são dominantes. A ruptura com certos preceitos normativos do gênero feminino é fonte de prazer, mas também de culpa. Valores tradicionais, como fidelidade, segurança e estabilidade aparecem lado a lado com outros considerados modernos, como independência, autonomia e privacidade.

Palavras-chave : (in)fidelidade; conjugalidade; gênero; sexualidade; clube de mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License