SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A noção de das Ding em Jacques LacanAlgumas considerações sobre o uso da empatia em casos e situações limite índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SOUZA, Mériti de  e  MUNHOZ, Sidnei J.. Subjetividade sujeitada e prática psicológica: perspectivas do sujeito da ação. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 285-299. ISSN 0103-5665.

O artigo problematiza leituras sobre o denominado sujeito da ação como associado à constituição grupal e as implicações dessas leituras na prática psicológica e na organização subjetiva. Para tanto, utiliza-se uma leitura interdisciplinar e aportes de disciplinas como a história e a psicanálise. A ênfase crítica recairá na lógica clássica, na identidade e na subjetividade sujeitada, que se apresentam como atemporais e universais na ação sobre a realidade. Problematizar a construção da subjetividade e as suas relações com os modos de conhecer pode contribuir para o estabelecimento de referenciais teóricos e estratégias de intervenção críticos.

Palavras-chave : subjetividade; psicologia; psicanálise; identidade; ação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License