SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Algumas considerações sobre o uso da empatia em casos e situações limiteO passe: da articulação entre a autonomia e a dependência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

GROSS, Camile  e  TEODORO, Maycoln L. M.. A cobrança de honorários na prática clínica. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 315-328. ISSN 0103-5665.

A questão econômica na prática clínica é parte integral do processo psicoterapêutico. O presente estudo teve como finalidade investigar a percepção do processo da cobrança de honorários na prática clínica por psicoterapeutas de diferentes abordagens teóricas. Para tanto, foram entrevistados 12 psicólogas e um psicólogo atuando em psicologia clínica. Para o tratamento dos dados empregou-se a Análise de Conteúdo. A partir da concepção dos entrevistados sobre o tema da pesquisa, estabeleceram-se as categorias denominadas "Contrato", "Diferença entre a clínica privada-escola", "Honorários como parte do tratamento" e "Aprendizagem". Nos resultados desta pesquisa, as diferenças teóricas dos entrevistados não se destacaram. Os resultados apontam para as deficiências na formação acadêmica e profissional dos psicoterapeutas frente ao tema honorários em suas práticas clínicas e consequente despreparo referente a essa temática no início de sua vida profissional.

Palavras-chave : psicoterapia; honorários; preços.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License