SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The pass: an articulation between autonomy and dependenceMulti-family therapy and drug addiction: a six-year retrospective study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

SOUZA, Cristiane Cauduro de et al. Jogo patológico e motivação para mudança de comportamento. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 345-361. ISSN 0103-5665.

O Jogo Patológico é um transtorno com impacto significativo na sociedade, acarretando prejuízos sociais, financeiros e emocionais aos indivíduos. Neste artigo, realizou-se uma revisão sobre a patologia que envolve o hábito de jogar e as possibilidades terapêuticas envolvidas, principalmente o aspecto motivacional como fator essencial no tratamento. Considerando que a motivação para mudança é um importante aspecto a ser considerado na elaboração de estratégias e intervenções nesta patologia, a presente revisão relaciona o Jogo Patológico com o tema da motivação para mudança. Foram consultadas as bases de dados Pschynfo, Web of Science, Medline e Lilacs com os descritores pathological gambling, gamblers, treatment, stages of change, motivational interviewing e readiness to change, entre 1990 e 2008. Também foram analisados livros e artigos que não se encontravam nas referências das fontes indexadas. Da literatura científica pesquisada, observou-se que a maioria dos estudos sugere mais pesquisas com ensaios controlados para tratamento desta patologia e ressalta que a motivação do paciente parece ser fundamental como fator preditivo em qualquer modalidade terapêutica.

Keywords : Jogo Patológico; Modelo Transteórico; estágios de mudança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License