SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Proteção integral à criança e ao adolescente: proteção versus autonomia? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

OLIVEIRA, Sonia Borges Cardos de  e  CASTRO, Lucia Rabello de. Pesquisa-intervenção: nas malhas do desconhecido - Uma experiência de transicionalidade no espaço escolar. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 451-470. ISSN 0103-5665.

Este artigo tem como objetivo focalizar um dos aspectos do desenvolvimento de um trabalho realizado em uma escola da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, com três turmas de jovens entre 14 e 16 anos de idade, tomando como contorno analítico a importância da não neutralidade do pesquisador e sua consequente influência para a percepção das demandas grupais e qualificação das possibilidades da expressão criativa com vistas ao reconhecimento do outro e facilitação do processo de elaboração da relação com o mundo externo. Nesse sentido, elegemos como viés a explanação de um dos cincos momentos do trabalho em questão, qual seja, o que trata especificamente do "fazer coletivo", experienciado através de um "fazer criativo". As ideias de D. W. Winnicott encontram aqui significação especial, principalmente no que tange aos seus conceitos "Objetos transicionais e fenômenos transicionais".

Palavras-chave : jovens; escola; ação criativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License