SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1O método Bick de observação da relação mãe-bebê: aspectos clínicosAbuso sexual: do que se trata? Contribuições da psicanálise à escuta do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

JANUARIO, Lívia Milhomem  e  TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 57-70. ISSN 0103-5665.

O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da "mãe suficientemente boa" como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial.

Palavras-chave : transferência; interpretação; holding; autismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License