SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de WinnicottAdolescência e divórcio parental: continuidades e rupturas dos relacionamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

BRANDAO JUNIOR, Pedro Moacyr Chagas  e  RAMOS, Patrício Lemos. Abuso sexual: do que se trata? Contribuições da psicanálise à escuta do sujeito. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 71-84. ISSN 0103-5665.

O artigo é parte da Dissertação de Mestrado "O sujeito abusado da psicanálise". A partir de uma revisão crítica da bibliografia sobre o tema do abuso sexual, enfatiza a questão do manejo psicanalítico nesses casos e pretende sustentar um diálogo da psicanálise com outros campos de saber, diferenciando a proposta psicanalítica das demais abordagens encontradas na literatura. A tendência contemporânea de normalização e patologização dos casos é outro ponto de questionamento. Tendo como premissa que o manejo clínico não se define previamente à escuta do sujeito, sem levar em conta sua responsabilidade pelo que lhe ocorreu, verificamos que, muitas vezes, em nome de uma "cientificidade" e do "bem-estar" da criança, corre-se o risco de reforçar uma dimensão policial, de vigilância administrativa, e deixar de lado a implicação subjetiva de cada um.

Palavras-chave : abuso sexual; psicanálise; psicologia da criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License