SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Adolescência e divórcio parental: continuidades e rupturas dos relacionamentosMudança em psicoterapia de grupo: reflexões a partir da terapia narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

FIORE-CORREIA, Olívia Balster; LAMPREIA, Carolina  e  SOLLERO-DE-CAMPOS, Flavia. As falhas na emergência da autoconsciência na criança autista. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 99-121. ISSN 0103-5665.

Crianças com transtorno autístico apresentam falhas significativas na emergência da autoconsciência reflexiva. O objetivo do presente trabalho é analisar os processos envolvidos nestas falhas através de uma discussão das abordagens naturalista e construtivista no campo da filosofia, da neurociência, da psicologia do desenvolvimento e do transtorno autístico. Conclui-se que a abordagem construtivista permite uma melhor compreensão destas falhas, por considerar que elas advêm de prejuízos inicialmente inatos na capacidade de identificação afetiva destas crianças que prejudicam a interação social e o desenvolvimento da linguagem e, por conseguinte, sua capacidade autorreflexiva.

Palavras-chave : transtorno autístico; desenvolvimento infantil; autoconsciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License