SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1As falhas na emergência da autoconsciência na criança autistaA feminização na psicose: empuxo-à-mulher e erotomania índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CARRIJO, Rafael Santos  e  RASERA, Emerson Fernando. Mudança em psicoterapia de grupo: reflexões a partir da terapia narrativa. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 125-140. ISSN 0103-5665.

Este estudo de caso visa compreender o processo de mudança de uma pessoa em psicoterapia de grupo a partir de uma perspectiva narrativa. A observação participante e a análise dos registros das doze sessões de um grupo de curto prazo permitiram investigar episódios e intervenções terapêuticas que contribuíram para a construção de uma narrativa em que a pessoa se descrevia com uma maior autonomia em sua vida, superando a narrativa anterior saturada pelo problema. Entendemos que os recursos propostos pela perspectiva narrativa, tais como a identificação de acontecimentos extraordinários, a externalização do problema e o fortalecimento das narrativas de enfrentamento ajudaram a construir novos sentidos por meio da criação de um espaço dialógico no contexto grupal. Apesar da fertilidade da aproximação das propostas narrativas ao campo grupal, as reflexões realizadas apontaram ainda alguns desafios a serem enfrentados.

Palavras-chave : psicoterapia de grupo; terapia narrativa; mudança; construcionismo social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License