SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A feminização na psicose: empuxo-à-mulher e erotomaniaO rei está nu: Contrapoder e realização de desejo, na piada e no humor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ROSA, Márcia. Jacques Lacan e a clínica do consumo. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 157-171. ISSN 0103-5665.

O texto destaca e percorre os principais momentos nos quais Jacques Lacan se deteve sobre a questão do consumo e, ao fazê-lo, desdobrou três pontos. Inicialmente, o consumo articula-se à ética e à constatação da impossibilidade de pensá-lo apenas com a noção de valor de uso; aquelas de valor de gozo e valor de desejo tornam-se necessárias. A seguir, a associação do consumo ao campo pulsional, especialmente ao objeto oral e às fantasias de devoração, evidencia o deslizamento do "consumismo" à "consumição", que leva o sujeito da posição de consumidor à de objeto consumido. Finalmente, o consumo é tratado nos últimos textos de Lacan através de uma pequena mutação no Discurso do Mestre que faz surgir o Discurso do Capitalista.

Palavras-chave : consumo; ética; pulsão; discurso do capitalista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License