SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1O rei está nu: Contrapoder e realização de desejo, na piada e no humor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

KUPERMANN, Daniel. Humor, desidealização e sublimação na psicanálise. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 193-207. ISSN 0103-5665.

A motivação principal deste artigo é demonstrar que a metapsicologia do humor se oferece, na obra freudiana, como o paradigma a partir do qual se podem compreender as operações em jogo no processo da sublimação. Percebe-se, assim, que a associação entre duas problemáticas sombreadas pela tradição psicanalítica - o humor e a sublimação - contribui para o esclarecimento de ambas. Ao longo do texto são enfatizados o trabalho de desidealização promovido pelo humor, a modalidade identificatória envolvida na sua produção, a referência do humor negro à condição de orfandade que caracteriza o sujeito moderno, bem como a política que acompanha a anunciação do dito humorístico e, mesmo, do Witz (espirituosidade) de modo geral. Finalmente, demonstra-se a filiação do humor ao realismo grotesco, amplamente analisado por Mikhail Bakhtin, indicando como, na enunciação humorística, é preciso considerar a participação da alegria, sua força motriz.

Palavras-chave : humor; sublimação; desidealização; orfandade; psicanálise-política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License