SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Caracterização dos sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) em meninas vítimas de abuso sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

LO BIANCO, Anna Carolina; COSTA-MOURA, Fernanda  e  SOLBERG, Marisa Cytryn. A psicanálise e as narrativas modernas: a transmissão em questão. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 17-25. ISSN 0103-5665.

Em O narrador, Benjamin afirma que a narrativa que transmitia a experiência coletiva é substituída na modernidade pela informação jornalística e pelo romance, cujos objetos são as experiências individuais. Trata-se do momento de emergência da narrativa centrada no eu, ou no que Freud isolou como o "romance familiar do neurótico". Contudo, no romance e no conto prepondera a busca do sentido que possa suportar as vicissitudes de um eu que não encontra amparo na vida compartilhada; já a psicanálise inaugura uma práxis que dará lugar a um sujeito não mais igual ao eu individual. A intervenção analítica realiza, através da fala, uma operação com a história que permite a emergência do sujeito do inconsciente. Ponto de ancoragem de uma transmissão que, embora instaurada no campo das narrativas modernas, não se apoia no sentido e constitui um campo que se realiza apenas no fragmentário e no pontual.

Palavras-chave : psicanálise; narrativa; transmissão; sujeito; real.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License