SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Characterization of symptoms of Posttraumatic Stress Disorder (PTSD) in girls victims of sexual abusePsychic functioning and clinical handling of somatic patients: reflections starting from the disaffection notion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa  and  DARRIBA, Vinicius Anciães. A clínica psicanalítica na universidade: reflexões a partir do trabalho de supervisão. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 45-55. ISSN 0103-5665.

Partindo do trabalho como supervisores de estágio acadêmico, desenvolvido em uma clínica-escola do curso de graduação em psicologia, levantam-se questões pertinentes à condução de processos clínicos, fundados na perspectiva psicanalítica, nesses ambientes. É confrontado o lugar do saber e do sujeito na universidade e na psicanálise como elementos que fundam uma ética que é própria a esta - questionando, com isso, alguns efeitos aí produzidos sobre a inserção do aluno no campo psicanalítico e a possibilidade de sua transmissão pelo trabalho de supervisão. Privilegiando os efeitos suscitados pela imposição de um prazo para o encerramento dos atendimentos clínicos desenvolvidos no estágio, o posicionamento freudiano frente a esse dispositivo é tomado como paradigma da posição do analista frente aos impasses que lhe são apresentados no exercício de seu trabalho.

Keywords : clínica psicanalítica; supervisão; universidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License