SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A clínica psicanalítica na universidade: reflexões a partir do trabalho de supervisãoA castração e seus destinos na construção da paternidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CLEMENTE, Juliana Pereira Landim  e  PERES, Rodrigo Sanches. Funcionamento psíquico e manejo clínico de pacientes somáticos: reflexões a partir da noção de desafetação. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 57-69. ISSN 0103-5665.

O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama, em termos teóricos e clínicos, da concepção psicossomática de Joyce McDougall. A noção de desafetação será utilizada como operador conceitual básico. Trata-se de um distúrbio da economia afetiva típico de pacientes somáticos, o qual promove uma incapacidade quase total em manter contato com as emoções próprias e alheias. Dentre outras especificidades da clínica psicanalítica com pacientes somáticos, destaca-se que ao profissional será imposto o desafio de funcionar como um filtro - sendo, assim, capaz de regular o afluxo de excitações, que tende a desencadear descargas corporais em função da inviabilidade, associada à desafetação, e de recorrer às palavras para torná-lo dizível.

Palavras-chave : psicossomática; psicanálise; psicologia clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License