SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Funcionamento psíquico e manejo clínico de pacientes somáticos: reflexões a partir da noção de desafetaçãoRelações conjugais e familiares na perspectiva de mulheres de duas gerações: "Que seja terno enquanto dure" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira  e  BORGES, Adriana Araújo Pereira. A castração e seus destinos na construção da paternidade. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 71-81. ISSN 0103-5665.

Freud elaborou três versões sobre o pai: Édipo, o Pai da Horda e Moisés. Nessas versões o autor relata o parricídio e, portanto, para Freud, o pai é o pai morto. Se o filho é uma das soluções para a mulher, para o homem o filho assume os contornos do objeto fóbico, pois o pai se relaciona de forma privilegiada com a castração. O acesso à paternidade exige que o homem reatualize seu Édipo, colocando novamente seu desejo à prova e reativando conflitos adormecidos. Tal percurso leva, inevitavelmente, ao encontro com a castração que produz perdas narcísicas. No entanto, aqueles homens que suportam o primeiro impacto e sustentam o lugar de pai transmitem aos filhos muito mais do que genes.

Palavras-chave : Complexo de Édipo; castração; paternidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License