SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A castração e seus destinos na construção da paternidadeFazer uma obra no tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

COUTINHO, Sabrine Mantuan dos Santos  e  MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Relações conjugais e familiares na perspectiva de mulheres de duas gerações: "Que seja terno enquanto dure". Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 83-106. ISSN 0103-5665.

Este relato é um recorte de extensa pesquisa que buscou identificar a rede de representações sociais (RS) estabelecida em torno do ser mulher na família. Centra-se na questão da conjugalidade e busca verificar se a vivência conjugal e familiar sofreu modificações significativas num intervalo de aproximadamente 3 décadas. Foram realizadas 20 entrevistas narrativas, semiestruturadas, com mulheres de estrato socioeconômico médio e baixo: 10 que tiveram filhos nos anos 1960 (1ª geração) e 10 nos anos 1990 (2ª geração), filhas das primeiras. A entrevista permitiu às participantes falarem de suas experiências e práticas cotidianas em relação aos contextos familiar e conjugal. Visando agregar procedimentos complementares, os dados foram organizados/analisados a partir de adaptação do método fenomenológico para investigação psicológica e do software Alceste. Os resultados evidenciaram tanto continuidades quanto rupturas entre as gerações, podendo ser destacadas mudanças expressivas de uma geração à outra em relação a importantes aspectos do relacionamento conjugal como: a manutenção do casamento que deixa de ser o objetivo principal; as relações conjugais, de forma geral, tornam-se mais abertas; há redução de interdições em relação à mulher; e o investimento feminino no casamento passa a dividir espaço com o maior envolvimento masculino.

Palavras-chave : relações conjugais; família; representações sociais; gênero; pesquisa intergeracional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License