SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Relações conjugais e familiares na perspectiva de mulheres de duas gerações: "Que seja terno enquanto dure"A caverna: um retrato literário da inserção do sujeito no emergente modelo de produção moderno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MASSON, Céline  e  CZERMAK, Sabira de Alencar. Fazer uma obra no tempo. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 107-128. ISSN 0103-5665.

Mostramos que uma imagem, a partir do momento em que é captada pelo aparelho psíquico, é sempre tomada em um tempo não cronológico, mas anacrônico, que é a temporalidade própria à memória tal como Freud a definiu. A imagem no tempo psíquico e visual é uma imagem-traço, que drena para si as ínfimas partículas da realidade que servirão de ponto de passagem entre o dentro e o fora. Fazer uma obra é tomar algum tempo e modificá-lo pela forma plástica/estética. Quando o sujeito faz uma obra, ele capta e, ao mesmo tempo, se refaz daquilo que fez traço (no sentido do traço mnésico), ele se apropria pela sensação (estética) dos acontecimentos de sua história. A criação é um processo de tempo, de futuro, logo, de presente. A imagem é projeção para um porvir que traz consigo os traços do passado. Ela faz face a um novo ponto de vista, a novas imagens.

Palavras-chave : imagem; temporalidade; traços; criação; obra; fazer-obra.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License