SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2To make a work in the timeTheoretical-clinical distinction between depression, mourning and melancholy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

XAVIER, Monalisa Pontes; AQUINO, Cássio Adriano Braz de  and  MIRANDA, Luciana Lobo. A caverna: um retrato literário da inserção do sujeito no emergente modelo de produção moderno. Psicol. clin. [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 131-145. ISSN 0103-5665.

O presente texto realiza uma leitura da obra A caverna, de José Saramago, buscando a interface dessa produção com questões concernentes à Psicologia. Mais especificamente, a relação entre o trabalho e sua influência no processo de produção de subjetividades. Com base na realidade literária retratada, o ensaio levanta questões relativas ao advento da Modernidade (período histórico em que a narrativa se passa); a inserção do sujeito nessa nova época, caracterizada pelo modelo industrial de produção; e seu estabelecimento como modo de vida predominante das sociedades modernas. O cenário de transição para uma nova ordem social contextualiza o drama da família Algor. Além disso, aborda as metamorfoses sofridas pelo trabalho e que são impostas ao trabalhador, em virtude da organização sócio-histórica então emergente.

Keywords : A caverna; trabalho; subjetividade; sociedades modernas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License