SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Mulheres empreendedoras: o desafio da escolha do empreendedorismo e o exercício do poderRelacionamento conjugal e transição para a coparentalidade: perspectiva da psicologia positiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ZANETTI, Eloisa Serpa  e  PERES, Rodrigo Sanches. Pânico, personalidade fóbica, desamparo e masoquismo: articulações psicanalíticas. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.1, pp. 89-102. ISSN 0103-5665.

Neste estudo apresentaremos uma leitura psicanalítica do pânico fundamentada em três operadores conceituais: personalidade fóbica, desamparo e masoquismo. Propostos por autores nacionais que têm prestado importantes contribuições para a compreensão dessa modalidade de sofrimento psíquico, os referidos operadores foram selecionados por se alinharem à perspectiva da dimensão subjetiva. Para isto, empregaremos material clínico de uma paciente que preenchia os critérios diagnósticos para transtorno de pânico. À luz desse material, o pânico será enquadrado entre as psicopatologias da atualidade. Além disso, serão discutidos aspectos psicopatológicos centrais dessa modalidade de sofrimento psíquico, salientando sua natureza multifacetada.

Palavras-chave : pânico; psicanálise; psicoterapia; psicologia clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License