SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The analyst's affects in Freudian workApplied psychoanalysis to the symptom: an ethical response to the challenges faced by the psychoanalysts nowadays author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

FRIZZO, Giana Bitencourt; PRADO, Luiz Carlos; LINARES, Juan Luiz  and  PICCININI, Cesar Augusto. Aspectos relacionais da depressão: o conceito de "honorável fachada" em dois casos clínicos. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.1, pp. 133-155. ISSN 0103-5665.

O presente estudo investigou os aspectos relacionais da depressão através do conceito de "honorável fachada". Participaram do estudo duas famílias, cujas mães apresentavam diagnóstico de depressão pós-parto e foram atendidas em Psicoterapia Breve Pais-Bebê. A análise dos conteúdos manifestos e latentes buscou identificar evidências empíricas do conceito da "honorável fachada" a partir dos eixos parentalidade e conjugalidade. Em relação à parentalidade, as evidências revelaram uma tendência à parentalização dos filhos mais velhos, pelo menos em uma das famílias. Entretanto, não houve relatos de dificuldades no cuidado com o bebê. Quanto à conjugalidade, havia expectativas excessivas em relação ao cônjuge, que funcionava como porta-voz na terapia e, ao contrário do esperado, intensos conflitos conjugais. As evidências encontradas são discutidas examinando-se as vantagens e limitações do uso do conceito da honorável fachada em diferentes transtornos depressivos.

Keywords : depressão; depressão pós-parto; psicoterapia; aspectos relacionais na depressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License