SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Depression relational aspects: the concept of "face-saving" in two clinical casesUntied ties as effect of false-self functioning in times of mistrust author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

CRUZ, Alexandre Dutra Gomes da  and  FERRARI, Ilka Franco. A psicanálise aplicada ao sintoma: uma resposta ética aos impasses enfrentados pelos psicanalistas na atualidade. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.1, pp. 157-169. ISSN 0103-5665.

O presente artigo aborda a psicanálise aplicada em uma época de avanço do discurso capitalista, favorecedor da crescente especialização do conhecimento e promotor, no meio clínico, de uma fragmentação das grandes categorias diagnósticas. Disso resulta uma predominância de instituições cada vez mais especializadas e segregativas. Diante da massificação da terapêutica e da crescente burocratização dos procedimentos técnicos colocados em jogo, repletos de medidas avaliativas, os autores propõem a psicanálise aplicada como prática que viabiliza a inserção da psicanálise em instituições de saúde sem dissolvê-la no variado campo das psicoterapias. A formação do analista e o sintoma são considerados eixos articuladores das dimensões epistemológica, ética e política da psicanálise aplicada. Esta é considerada, a partir da orientação lacaniana, uma saída ética para os psicanalistas, confrontados com as novas demandas do mundo contemporâneo.

Keywords : psicanálise aplicada; sintoma; formação do psicanalista; instituições de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License