SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Aspectos relacionais da depressão: o conceito de "honorável fachada" em dois casos clínicosLaços mal-atados como efeito de funcionamento falso-self em tempos de desconfiança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CRUZ, Alexandre Dutra Gomes da  e  FERRARI, Ilka Franco. A psicanálise aplicada ao sintoma: uma resposta ética aos impasses enfrentados pelos psicanalistas na atualidade. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.1, pp. 157-169. ISSN 0103-5665.

O presente artigo aborda a psicanálise aplicada em uma época de avanço do discurso capitalista, favorecedor da crescente especialização do conhecimento e promotor, no meio clínico, de uma fragmentação das grandes categorias diagnósticas. Disso resulta uma predominância de instituições cada vez mais especializadas e segregativas. Diante da massificação da terapêutica e da crescente burocratização dos procedimentos técnicos colocados em jogo, repletos de medidas avaliativas, os autores propõem a psicanálise aplicada como prática que viabiliza a inserção da psicanálise em instituições de saúde sem dissolvê-la no variado campo das psicoterapias. A formação do analista e o sintoma são considerados eixos articuladores das dimensões epistemológica, ética e política da psicanálise aplicada. Esta é considerada, a partir da orientação lacaniana, uma saída ética para os psicanalistas, confrontados com as novas demandas do mundo contemporâneo.

Palavras-chave : psicanálise aplicada; sintoma; formação do psicanalista; instituições de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License