SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A psicanálise aplicada ao sintoma: uma resposta ética aos impasses enfrentados pelos psicanalistas na atualidadeParticipação de famílias no Grupo Multifamiliar de adolescentes ofensores sexuais: vergonha e confiança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ZANETTI, Sandra Aparecida Serra  e  GOMES, Isabel Cristina. Laços mal-atados como efeito de funcionamento falso-self em tempos de desconfiança. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.1, pp. 171-183. ISSN 0103-5665.

A contemporaneidade contempla formas de estruturação da subjetividade amplamente perpassadas por condições de existência socioculturais e econômicas. Estas, por sua vez, têm promovido laços intersubjetivos frágeis, cujo funcionamento psíquico pode ter uma organização de base "falso-self". Autores também demonstram que diversas instituições atuais se tornaram "fluidas" na passagem da modernidade para a "modernidade líquida". Isto contribuiu para a perda de referências sólidas que, outrora, davam sentido e direcionamento para o ser humano. Em decorrência há uma interferência direta na construção da "confiança madura", visto que os sinais de angústia da contemporaneidade podem ser um desorganizador do funcionamento psíquico, além de promoverem o isolamento, a desconfiança no ambiente e no outro, laços mal-atados e funcionamentos de base "falso-self".

Palavras-chave : laço social; amor; fatores psicossociais; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License