SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Participação de famílias no Grupo Multifamiliar de adolescentes ofensores sexuais: vergonha e confiança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

VAHLE, Marina de Andrade  e  CUNHA, Eduardo Leal. Matrizes clínicas e ética em Freud. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.1, pp. 203-220. ISSN 0103-5665.

O presente estudo hipotetiza que as diferentes matrizes clínicas que Freud encontrava em sua prática, e que lhe possibilitavam acréscimos teóricos, direcionaram seus distintos olhares sobre a cultura, fazendo-o privilegiar alguns elementos éticos em detrimento de outros. Desse modo, indicaremos: (1) como a histeria gerou a questão do conflito entre sexualidade e moral na civilização; (2) como a neurose obsessiva possibilitou a entrada dos temas da agressividade e do ódio como entraves contra os quais a cultura se esforça por lutar, assim como a presença marcante no psiquismo da consciência moral e do sentimento de culpa; (3) por fim, como as ditas afecções narcísicas trouxeram a Freud o papel do egoísmo e da destrutividade como inimigos da cultura. Nesse percurso nos aproximaremos das questões ligadas à problematização ética na "psicologia" freudiana e, a partir daí, do destaque que terá a dimensão moral na concepção freudiana do sujeito.

Palavras-chave : matrizes clínicas; Freud, Sigmund; cultura; ética; sujeito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License