SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Maternal representations of adult mothers: clinical report using Interview RIndicators of primary maternal preoccupation in gestation of mothers which had preterm birth babies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

DELL'AGLIO, Débora Dalbosco; MOURA, Andreína  and  SANTOS, Samara Silva dos. Atendimento a mães de vítimas de abuso sexual e abusadores: considerações teóricas e práticas. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 53-73. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste artigo foi levantar informações sobre o atendimento psicológico prestado às mães de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, bem como aos autores dessa violência. A literatura mostra a importância de incluir familiares não abusivos no tratamento da vítima, tendo em vista seu envolvimento na situação. Além disso, aponta que a discussão sobre o atendimento psicológico aos perpetradores também é necessário para que se possa intervir no ciclo da violência, prevenindo novas vítimas. Por fim, são discutidos os sentimentos de mães e perpetradores frente à revelação do abuso, objetivos do tratamento em cada caso e os aspectos psicológicos relacionados. São também apresentados alguns estudos nacionais e internacionais sobre experiências de tratamentos e algumas dificuldades práticas para o andamento dos tratamentos e para se realizar estudos sobre essa temática, sobretudo no Brasil.

Keywords : abuso sexual infantil; violência; atendimento psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License