SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Representações maternas de mães adultas: relato clínico a partir da Entrevista RIndicadores da preocupação materna primária na gestação de mães que tiveram parto pré-termo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

DELL'AGLIO, Débora Dalbosco; MOURA, Andreína  e  SANTOS, Samara Silva dos. Atendimento a mães de vítimas de abuso sexual e abusadores: considerações teóricas e práticas. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 53-73. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste artigo foi levantar informações sobre o atendimento psicológico prestado às mães de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, bem como aos autores dessa violência. A literatura mostra a importância de incluir familiares não abusivos no tratamento da vítima, tendo em vista seu envolvimento na situação. Além disso, aponta que a discussão sobre o atendimento psicológico aos perpetradores também é necessário para que se possa intervir no ciclo da violência, prevenindo novas vítimas. Por fim, são discutidos os sentimentos de mães e perpetradores frente à revelação do abuso, objetivos do tratamento em cada caso e os aspectos psicológicos relacionados. São também apresentados alguns estudos nacionais e internacionais sobre experiências de tratamentos e algumas dificuldades práticas para o andamento dos tratamentos e para se realizar estudos sobre essa temática, sobretudo no Brasil.

Palavras-chave : abuso sexual infantil; violência; atendimento psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License