SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2"Namorido": uma forma contemporânea de conjugalidade?De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SANTOS, Luciana da Silva  e  DINIZ, Gláucia Ribeiro Starling. Donas de casa: classes diferentes, experiências desiguais. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 137-149. ISSN 0103-5665.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado. Esta buscou mostrar a condição de mulheres de diferentes classes sociais que, nos dias atuais, se mantêm como donas de casa, indo na contramão do "novo" modelo feminino. Foram entrevistadas três mulheres donas de casa de diferentes classes sociais: baixa, média e alta. A análise do discurso das entrevistas gerou três categorias: (a) significado do trabalho doméstico, (b) condição feminina e vida privada e (c) satisfação e (des)valorização do trabalho doméstico. Concluiu-se que as desigualdades socioeconômicas entre as participantes contribuíram para as diferentes significações dadas ao trabalho doméstico e às experiências decorrentes. As falas das mulheres revelaram o peso da realidade socioeconômica na significação e no valor atribuído às suas funções e à condição feminina.

Palavras-chave : dona de casa; classe social; gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License