SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Donas de casa: classes diferentes, experiências desiguaisMedos infantis, cidade e violência: expressões em diferentes classes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; NEDEL, Angelita Zamberlan  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 151-170. ISSN 0103-5665.

Este relato de experiência teve por objetivo analisar o processo de formação do estagiário de Psicologia como observador da relação mãe-bebê-família, seguindo o método Bick de observação. A perspectiva fenomenológica foi utilizada como marco teórico para a análise dos dados. Foram analisados extratos do diário de campo, que continha os registros das observações sistematizadas pelo estagiário. A análise temática dos relatos escritos focalizou as vicissitudes da atividade de observação notadamente em dois momentos de realização do estágio: na 1ª e na 20ª observação. Desses momentos, descreveram-se os movimentos de aproximação, distanciamento, reaproximação e finalização do estágio. Isto possibilitou a emergência de questionamentos acerca do fazer profissional e do estabelecimento dos vínculos com a família e seus membros, bem como do impacto dessas experiências para a vivência do observador em formação. A observação foi destacada nesta experiência como um instrumento que expande as potencialidades do futuro profissional clínico, ampliando a capacidade de continência do estagiário para fazer frente às adversidades da vida, inclusive em situações de intenso impacto psíquico.

Palavras-chave : relações mãe-criança; método Bick; métodos de observação; identidade profissional; estágio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License