SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método BickTorna tua a herança de teu pai: o Nome-do-Pai na psicanálise lacaniana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

VILHENA, Junia de et al. Medos infantis, cidade e violência: expressões em diferentes classes sociais. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 171-186. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste trabalho é ilustrar manifestações do medo infantil, considerando a classe social como um possível balizador. Tomando como eixo condutor uma pesquisa realizada em três escolas na zona sul do Rio de Janeiro, buscamos mostrar o efeito da violência nas produções subjetivas infantis, mais especificamente o medo, em crianças de diferentes classes sociais. Para isto, foi utilizado o desenho como ferramenta de análise. Evidenciaram-se diferentes produções de crianças pertencentes a diferentes classes sociais. Por fim, buscamos, igualmente, ressaltar o papel da mídia como um potente agenciador de subjetividade no tocante ao estímulo a uma cultura do medo.

Palavras-chave : violência; classe social; medo; desenhos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License