SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Medos infantis, cidade e violência: expressões em diferentes classes sociaisReflexões sobre a clínica-escola, a psicanálise e sua transmissão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ANDRADE JUNIOR, Moisés de. Torna tua a herança de teu pai: o Nome-do-Pai na psicanálise lacaniana. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 189-203. ISSN 0103-5665.

Este artigo percorre alguns momentos no desenvolvimento do conceito lacaniano do Nome-do-Pai. Toma como ponto de partida os escritos de Freud sobre o recalque e demonstra a importância do pensamento freudiano para a elaboração deste conceito. Três períodos deste trajeto teórico são abordados: o Nome-do-Pai como interdição simbólica ao incesto; o Nome-do-Pai pluralizado como instaurador do inconsciente estruturado como uma linguagem; finalmente, seu papel na teoria dos nós borromeanos. Para tanto, faremos uma breve passagem pela matemática transfinita, cuja lógica perpassa algumas das elaborações lacanianas. O fio condutor deste percurso será a própria possibilidade do inconsciente, seja ele tomado como o material recalcado, seja como a articulação entre os significantes.

Palavras-chave : Nome-do-Pai; recalque; matemática transfinita; nós borromeanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License