SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Torna tua a herança de teu pai: o Nome-do-Pai na psicanálise lacanianaContratransferência e enquadre psicanalítico em Pierre Fédida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

MARCOS, Cristina Moreira. Reflexões sobre a clínica-escola, a psicanálise e sua transmissão. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 205-220. ISSN 0103-5665.

Muitas são as questões que surgem a partir da experiência de iniciação à escuta clínica nos ambulatórios universitários. O que esta clínica ensina? E de que maneira ela pode participar do processo de transmissão da psicanálise que se dá na universidade? Esta parece ser a questão primeira, com a qual nos defrontamos, quando buscamos pensar as relações entre a clínica e a universidade. Delimitamos nosso artigo em torno da possibilidade de transmissão da clínica psicanalítica na clínica-escola e das incidências desta prática naquele que a exerce. Trata-se de nos interrogarmos sobre a possibilidade de transmissão da clínica psicanalítica, da sua ética e do seu ato, em uma clínica-escola.

Palabras clave : clínica-escola; psicanálise; transmissão; universidade; prática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License