SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Reflections on the school clinic, psychoanalysis and its transmissionFreud and the psychotic’s transference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

DIAS, Helena Maria Melo  and  BERLINCK, Manoel Tosta. Contratransferência e enquadre psicanalítico em Pierre Fédida. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 221-231. ISSN 0103-5665.

Objetivamos sublinhar o fecundo e complexo pensamento de Fédida sobre a técnica psicanalítica, tratando da articulação das noções de contratransferência e de enquadre no dispositivo clínico psicanalítico. Sua concepção de contratransferência tem como modelo implícito a relação fictícia mãe-bebê, na qual a mãe é uma receptora capaz de ressonância com o estado psíquico da criança para ativação da linguagem e consequente alívio de seu sofrimento. Ele identifica na contratransferência uma função que regula a "experiência intersubjetiva" analista-paciente e tem a função de para-excitação, que se rege em nível pré-consciente capaz de nomeação. Isso é o que sustenta o enquadre analítico como espaço de potência, que engendra a situação analítica. Destacamos o estilo evocativo da escrita de Fédida, que mobiliza o pensar e o insigth, próprio da metapsicologia freudiana. Desse modo, suas elaborações contribuem, significativamente, para maior compreensão da psicoterapia psicanalítica.

Keywords : técnica psicanalítica; contratransferência; enquadre; situação analítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License