SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Contratransferência e enquadre psicanalítico em Pierre Fédida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

BOCCHI, Josiane; MENENDEZ, Jimena Garcia  e  OLIVEIRA, Luiz Eduardo Prado de. Freud e a transferência dos psicóticos. Psicol. clin. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 233-248. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste artigo é mapear os escritos de Freud sobre a transferência dos pacientes psicóticos demarcando quatro etapas. A particularidade deste trabalho consiste exatamente na divisão da experiência freudiana das psicoses em quatro períodos que salientam a questão da transferência com caráter central na experiência com psicóticos. No primeiro período veremos que Freud utiliza a prática do diagnóstico de maneira bastante flexível, no entanto é a partir deles que a noção de transferência aparece. Num segundo momento, Freud duvida que seja possível o tratamento psicanalítico das psicoses. No momento seguinte, Freud manifesta significativo interesse pela clínica das psicoses. Na quarta e última etapa, Freud analisa as relações entre normalidade e anormalidade e avalia as possibilidades da análise de psicóticos. Apresentamos ainda um caso pouco assinalado de um paciente de Freud, pois acreditamos que compreender o pensamento de Freud a partir da experiência clínica é importante para que se compreenda o conjunto de sua obra.

Palavras-chave : psicose; transferência; Freud.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License