SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A sexualidade adolescente a partir de percepções de formuladores de políticas públicas: refletindo o ideário dos adolescentes sujeitos de direitosViolência e exploração sexual infanto-juvenil: uma análise conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

UZIEL, Anna Paula  e  BERZINS, Felix Augusto Jacobson. Adolescências, autonomia e direitos sexuais: fragmentos de histórias de meninas abrigadas. Psicol. clin. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 105-115. ISSN 0103-5665.

A relação entre autonomia, adolescência e direitos sexuais levanta questões importantes para o cotidiano de instituições de acolhimento institucional. Adolescentes abrigadas que possuem vida sexual ativa nos interpelam sobre nossos valores morais no campo da sexualidade. Este artigo discute perspectivas de sexualidade e de exercício dos direitos sexuais entre meninas adolescentes em situação de acolhimento institucional a partir da noção de autonomia, desenvolvida nas instituições do Estado como estratégia de proteção.

Palavras-chave : adolescência; autonomia; direitos sexuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License