SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Violência e exploração sexual infanto-juvenil: uma análise conceitualLeptina e anorexia nervosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

TOLEDO, Lívia Gonsalves  e  PINAFI, Tânia. A clínica psicológica e o público LGBT. Psicol. clin. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 137-163. ISSN 0103-5665.

Tendo como base os estudos recentes sobre as sexualidades e os gêneros e, em especial, os relativos à diversidade sexual, este artigo promove uma discussão ética sobre as vicissitudes da clínica psicológica com a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Para tanto, problematizamos a construção sócio-histórica-cultural da homossexualidade e da heterossexualidade, as hierarquias das sexualidades e algumas ações terapêuticas na clínica direcionada ao público não-heterossexual, tendo em vista a Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 1/99 que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual. Desse modo, matizamos o discurso da clínica usualmente orientada para o trabalho com pessoas heterossexuais, pensando de modo crítico o trabalho desenvolvido com sujeitos que transitam entre a vulnerabilidade e a invisibilidade devido a sua dissidência dos preceitos heteronormativos.

Palavras-chave : clínica psicológica; diversidade sexual; homossexualidade; ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License