SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A clínica psicológica e o público LGBTO masoquismo através da transferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CORREA, Roberta de Oliveira; PIMENTEL, Silvia Cristina da Silva  e  CORTEZ, Célia Martins. Leptina e anorexia nervosa. Psicol. clin. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 165-180. ISSN 0103-5665.

Estudos recentes comprovam a importância da leptina no comportamento alimentar. A diminuição das concentrações séricas desse hormônio está diretamente relacionada com a variação da taxa de gordura corporal e provoca alterações em eixos neuroendócrinos, levando à amenorreia e à hiperatividade, entre outras consequências. Neste trabalho estamos apresentando uma revisão bibliográfica dos principais focos de estudo que relacionam a LEP com a ANN, bem como dos efeitos do excesso e da deficiência desse hormônio sobre o comportamento alimentar. Trata-se de um esforço para converter uma grande gama de conhecimentos obtidos da literatura em um texto, objetivando prover uma visão de como a LEP, funcionando como um sinal periférico de disponibilidade de energia, pode influenciar a atividade de circuitos neuronais que controlam mecanismos associados à regulação da homeostasia energética.

Palavras-chave : leptina; homeostasia energética; anorexia; hipotálamo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License