SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Famílias incestuaisDesordens alimentares no desporto: situação atual e perspectivas futuras no estudo dos fatores psicológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CECATO, Juliana Francisca et al. Inclusão social de um paciente com déficit intelectual moderado por meio de repertório verbal. Psicol. clin. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 69-82. ISSN 0103-5665.

A inclusão social pode ser compreendida com estímulos e treinamentos para promover o máximo de autonomia e independência aos portadores de deficiência no cotidiano em que vivem. O objetivo da pesquisa foi observar e identificar comportamentos verbais inadequados em um indivíduo deficiente intelectual moderado e instalar comportamentos verbais que favoreçam sua inclusão. O estudo foi conduzido em uma instituição de excepcionais, localizada na cidade de Vinhedo-SP, e uma participante com deficiência intelectual moderada participou da pesquisa. Os resultados mostraram que os comportamentos verbais adequados aumentaram depois das intervenções. Pode-se concluir que a psicologia comportamental foi importante para a modificação do comportamento e por treinar os repertórios verbais do individuo nas atividades de vida diária.

Palavras-chave : inclusão social; deficiência intelectual; comportamento verbal; cognição; desenvolvimento da linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License