SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Eating disorders in sport: current status and future directions in the study of the psychological factorsThe body in obsessional neuroses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

FURLAN, Reinaldo. Merleau-Ponty e descartes: o afeto entre a medicina e a psicologia. Psicol. clin. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 101-114. ISSN 0103-5665.

Através da noção de afeto, à luz da filosofia de Merleau-Ponty, busca-se problematizar a herança da metafísica cartesiana presente na medicina e na psicologia ocidentais. Em Descartes encontramos dois programas distintos de pesquisa para a Antropologia: um para o corpo, do qual se encarregou nossa medicina, e outro para a alma, do qual se encarregou nossa psicologia. Afinal, embora na Antropologia cartesiana o homem seja de fato a união substancial de corpo e alma, só se pode falar com clareza de um ou outro termo conforme os ditames de sua metafísica. Através da descrição do sentido da experiência do corpo próprio, Merleau-Ponty busca desconstruir as noções de corpo e alma em Descartes para explicitar essa união que a filosofia cartesiana reconheceu apenas de fato. A noção de sentir ou afeto é central nessa discussão, pois é a expressão privilegiada dessa união.

Keywords : metafísica moderna; Merleau-Ponty; medicina; psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License