SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Merleau-Ponty e descartes: o afeto entre a medicina e a psicologiaCâncer e o sujeito em psicoterapia: horizontes de trabalho na perspectiva existencialista de Jean-Paul Sartre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

COPPUS, Alinne Nogueira  e  BASTOS, Angélica. O corpo na neurose obsessiva . Psicol. clin. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 115-125. ISSN 0103-5665.

O presente artigo apresenta a temática do corpo na neurose obsessiva a partir de dois eixos de abordagem: suas peculiaridades em relação à histeria e a diretriz que a tríade freudiana - inibição, sintoma e angústia - fornece às discussões desse tema. Diante da maior incidência de publicações acerca da histeria e frente ao destaque tradicionalmente concedido nesse tipo clínico para os sintomas na esfera do pensamento, sua problemática é o lugar do corpo na dinâmica dessa neurose em suas especificidades na relação do obsessivo com o desejo e com a morte. Delimita-se o corpo como terreno em que são vividos os impasses relativos à sexualidade e à transitoriedade própria à finitude humana. Examinam-se as formas e a função das manifestações clínicas do corpo na neurose obsessiva com base na tríade freudiana inibição, sintoma e angústia.

Palavras-chave : corpo; neurose obsessiva; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License