SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1La representación de la función paterna para instituciones de ayuda a los niños en conflicto con la leyAgresión entre pares en el espacio virtual: definiciones, impactos y desafíos de ciberbullying índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

SENA, Soraya da Silva  y  SOUZA, Luciana Karine de. Percepção dos pais sobre amizade em crianças típicas e com TDAHA. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.1, pp. 53-72. ISSN 0103-5665.

A literatura científica brasileira tem mostrado cada vez mais estudos sobre o TDAH em crianças, focalizando tanto questões de saúde como educacionais. A amizade é sabidamente promotora de desenvolvimento, de aprendizagem e de saúde. Também é reconhecido o papel dos pais na vida social de suas crianças. Assim, o TDAH e as relações de amizade, tanto em crianças sem transtornos como em crianças portadoras destes desafios, persistem merecendo investimento da comunidade científica. O presente trabalho comparou a percepção de pais de crianças com TDAH e de pais de crianças sem TDAH sobre as amizades de seus filhos. Também foram comparadas as respostas dos pais com a de seus filhos com a intenção de avaliar o grau de concordância entre as percepções de pais e de filhos. Os resultados têm a intenção de motivar novos estudos empíricos que examinem, mais intensa e extensamente, a amizade em crianças com TDAH e o envolvimento dos pais na vida social das crianças. Duas hipóteses-explicativas principais envolveram a interpretação dos resultados: pais alheios às relações sociais dos filhos e crianças com TDAH com um viés positivo acerca de suas amizades. Aliado a isso, ponderou-se sobre uma tendência dos pais de compreender a amizade desde uma visão adultocêntrica.

Palabras clave : criança; transtorno; amizade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License