SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Peers aggression in the virtual space: definitions, impacts, and challenges of cyberbullyingPsychological Assessment Center-CAP: a clinic-school specialized in psychological assessment and psychological diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

RODRIGUES, Claudia Mazzer  and  MISHIMA-GOMES, Fernanda Kimie Tavares. As flores estão brotando: atendimento infantil em consultas terapêuticas. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.1, pp. 89-100. ISSN 0103-5665.

As consultas terapêuticas são uma modalidade de atendimento psicoterápico que representa nova possibilidade de intervenção psicológica voltada para a escuta, para a prática e para a flexibilidade clínicas advindas da teoria do amadurecimento humano. Tal modalidade possibilita sustentação emocional para que o paciente possa retomar sua continuidade de ser e seu processo de amadurecimento emocional. Apresenta-se o caso de uma menina de oito anos de idade, atendida em consultas terapêuticas na clínica-escola de uma universidade pública. A procura pelo atendimento foi realizada pela mãe, que relatou como principais queixas: humor deprimido, dores no peito e temperamento difícil. O manejo clínico e as experiências constitutivas do si mesmo por meio do brincar compartilhado possibilitaram à criança a expressão do gesto espontâneo, da criatividade e de uma maior confiança na própria capacidade.

Keywords : brincar; crianças; criatividade; consultas terapêuticas; desenvolvimento emocional; Winnicott.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License