SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Centro de Avaliação Psicológica - CAP: uma clínica-escola especializada em avaliação e diagnóstico psicológicoLibido e angústia: economia de gozo na obesidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

FARIAS, Camila Peixoto  e  CARDOSO, Marta Rezende. Compulsão e domínio na neurose obsessiva: a marca do pulsional. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.1, pp. 117-128. ISSN 0103-5665.

Este artigo visa investigar os elementos presentes na base do desejo de domínio, próprio à neurose obsessiva. Trata-se de quadro clínico caracterizado pela busca compulsiva de domínio sobre si mesmo e sobre o outro. O ódio e a agressividade são centrais nessa patologia, engendrando uma dinâmica psíquica destrutiva, violenta. Esses aspectos despertaram a atenção de Freud, já o levando a investigar um aspecto até então obscuro em sua obra: a dimensão destrutiva da pulsão. A primeira confrontação da psicanálise com a problemática da compulsão se deu justamente a partir da análise dos sintomas obsessivos. Na neurose obsessiva, trava-se no sujeito uma árdua batalha intrapsíquica cuja marca é a condenação, o exercício de poder e a subjugação. Os neuróticos obsessivos permanecem cristalizados em torno de uma dinâmica mortífera, que se expressa de forma emblemática nas respostas que dão a ela, respostas que trazem também a marca de uma dominação.

Palavras-chave : neurose obsessiva; compulsão; domínio; onipotência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License