SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Compulsão e domínio na neurose obsessiva: a marca do pulsionalA topologia estrutural de Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SEIXAS, Cristiane Marques  e  BALBI, Letícia Martins. Libido e angústia: economia de gozo na obesidade. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.1, pp. 129-143. ISSN 0103-5665.

Considerando os impasses que se apresentam na clínica psicanalítica com pacientes ditos obesos, procuraremos explicitar a articulação entre a imagem de si e o corpo próprio, situando-os em relação à economia libidinal do sujeito. Nesse sentido, partindo das considerações freudianas acerca do narcisismo, tomaremos os desdobramentos do esquema óptico ao longo da teoria lacaniana para delimitar em que medida a estruturação do eu comporta um resto libidinal que não se projeta na imagem especular. Acompanharemos o ensino de Lacan no que diz respeito ao entrelaçamento das funções do eu ideal e do ideal do eu para analisar a função que o corpo obeso desempenha para aqueles que se queixam do excesso de peso.

Palavras-chave : obesidade; libido; corpo; gozo; ideal do eu; esquema óptico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License