SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A topologia estrutural de LacanSobre o conceito de contratransferência em Freud, Ferenczi e Heimann índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

PAULO, Ana Maria Ribeiro  e  PIRES, António Pazo. Operacionalização Psicodinâmica de Diagnóstico (OPD-2) numa psicanálise. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.1, pp. 163-178. ISSN 0103-5665.

A investigação em psicoterapia psicanalítica é apontada como tendo um elevado nível de abstração, falta de clareza e de consenso entre os clínicos na operacionalização de constructos e na análise de resultados fiáveis. Um diagnóstico psicodinâmico rigoroso e fiável que permita uma homogeneização de critérios de avaliação aumenta a comunicação dentro da comunidade científica e aproxima a investigação à prática. O OPD2 - Operationalized Psychodynamic Diagnosis - objetiva operacionalizar os constructos psicanalíticos, através de entrevistas semiestruturadas, e formular um diagnóstico psicodinâmico multiaxial baseado em 5 eixos: experiência da doença e pré-requisitos para o tratamento (Eixo I); relações interpessoais (Eixo II); conflito (Eixo III); estrutura (Eixo IV); perturbações mentais e psicossomáticas (Eixo V). O OPD-2 foi aplicado neste estudo com o objetivo de testar a avaliação diagnóstica através de notas de sessões numa paciente seguida em psicanálise. A realização do diagnóstico multiaxial foi, de uma forma geral, bem-sucedida e registraram-se mudanças nos focos formulados no diagnóstico.

Palavras-chave : psicoterapia psicanalítica; Operationalized Psychodinamic Diagnosis; mudança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License