SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2O sintoma entre a terapêutica e o incurável: uma leitura lacanianaO desejo do psicanalista e sua implicação na transferência segundo o ensino de Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

PINTO, Tereza. Relações possíveis entre desencadeamento psicótico e implante coclear: reflexões a partir do contexto clínico francês. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.2, pp. 33-51. ISSN 0103-5665.

O presente artigo é o resultado da experiência da autora no chamado "Polo Surdez" do Centro Hospitalar Sainte-Anne (Paris, França), serviço hospitalar de saúde mental que oferece acompanhamento psicológico para pacientes psiquiátricos surdos adultos. Alguns desses pacientes, sem história psiquiátrica anterior, chegam ao Polo apresentando uma descompensação psicótica que intervém após a implantação de uma prótese coclear, o que suscita a questão da relação entre o implante e o desencadeamento da psicose. A autora discute a hipótese segundo a qual a idealização médica da "cura" da deficiência auditiva não leva muitas vezes em consideração o fato de que a própria surdez possa representar a base identitária estabilizadora de um sujeito cuja estrutura subjetiva seria psicótica. Nesse caso, o implante coclear, extraindo o sujeito do universo e da cultura próprios aos surdos, poderia transformar-se no fator que faz vacilar o ego de suplência do sujeito, levando ao desencadeamento de sua psicose.

Palavras-chave : psicose; surdez; suplência; implante coclear; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License