SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The psychoanalyst's desire and his implication in the transference according to the teaching of LacanA history based on the five favorite photos in the Berufsbilder-Test (BBT-Br) as a process of symbolization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

NEVES, Anamaria Silva; DIAS, Andrezza Sisconeto Ferreira  and  PARAVIDINI, João Luiz Leitão. A psicodinâmica conjugal e a contemporaneidade. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.2, pp. 73-87. ISSN 0103-5665.

Este artigo pretende discutir a conjugalidade em interface com aspectos contemporâneos como a valorização do individualismo e a cultura narcísica e hedonista, em que a exaltação da felicidade é extremamente valorizada e há um apelo ao não sofrimento. Atualmente tal concepção é enfatizada com a crença de que uma relação conjugal deve ser mantida apenas se propiciar prazer e bem-estar. Por outro lado, encontram-se casais que permanecem juntos, mesmo quando esse ideal não se realiza, e que vivem relações marcadas pelo conflito, sofrimento e muitas vezes violência conjugal. Esse pode ser um dos pontos de desdobramento para responder aos ideais da atualidade. Através da apresentação de um fragmento de caso clínico de um atendimento individual de orientação psicanalítica, mas que tem a conjugalidade como questão central, discutem-se os impasses vivenciados por um casal e sua inter-relação com os ideais contemporâneos e a dinâmica conjugal. Conclui-se que os casais sofrem influência desses ideais, mas que os elementos da psicodinâmica do casal devem ser concomitantemente analisados para melhor entendimento do universo conjugal. Acredita-se que a psicanálise seja um instrumento importante nesse sentido por considerar aspectos inconscientes na trama conjugal e a singularidade de cada história construída pelo casal.

Keywords : conjugalidade; contemporaneidade; psicodinâmica conjugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License