SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A psicodinâmica conjugal e a contemporaneidadeA temática darwiniana em Freud: um exame das referências a Darwin na obra freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SHIMADA, Milena et al. A história das cinco fotos preferidas do BBT-Br como processo de simbolização. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.2, pp. 89-108. ISSN 0103-5665.

A trajetória profissional decorre das identificações frutificadas nas primitivas experiências da infância e das modificações identitárias da adolescência. Os conceitos de simbolismo, reparação e sublimação elucidam esse processo e os conflitos internos no âmbito das escolhas profissionais. O presente estudo de caso objetiva discutir a psicodinâmica da escolha profissional por meio dos conceitos mencionados e da narrativa produzida sobre as cinco fotos preferidas do Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) por um rapaz de 17 anos. Os elementos qualitativos da história revelam componentes defensivos, corroborados pela análise quantitativa dos fatores escolhidos e rejeitados. As associações estabelecidas possibilitam compreender as escolhas profissionais do jovem, pois encadeiam as imagens, indutoras do processo de simbolização, e garantem a compreensão de seu conjunto. O BBT-Br evidencia-se útil no entendimento da dinâmica interna dos orientandos e de aspectos que podem ser manejados na prática clínica.

Palavras-chave : Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br); escolha profissional; simbolização; reparação; orientação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License